terça-feira, 6 de março de 2007

O 1º após 27 dias...

Sugerido pelo Pedro, decidi fazer este blog para que possam de alguma forma "acompanhar-me" nas aventuras polacas(não todas,como é obvio!!)...

Sei que já vou algo tarde para contar o que se passou nestes 27 dias de experiência em terras polacas, mas acho que um breve resumo poderá dar-vos uma ideia:

1º dia

Neve...é a imagem que ficou na minha mente desde que cheguei a Poznan...Após sair de uns 15ºC em Lisboa, ou até mesmo uns 18ºC em Munique, sair do avião em t-shirt não terá sido talvez a melhor ideia...
Chegando ao aeroporto,tinha à espera uma jovem polaca que tem sido mais que uma amiga (não comecem a pensar coisas,depravados/as!!!)...A Asia tem sido como que um auxilio nas piores horas, demosntrando a fantastica personalidade que tanto a caracteriza...(neste ponto tenho que dizer um: "OBRIGADO PEDRO!!!")

Nos dias seguintes, para não variar...a neve impôs a sua presença em Poznan, cobrindo a cidade totalmente...devo dizer-vos que inicialmente o encanto foi enorme,mas após alguns dias, o mencionado "encanto" desvaneceu,entendendo o porquê de os polacos detestarem a neve...(sim...é este o motivo pelo qual eles possuem uma personalidade tão..."FORTE",chamemos-lhe assim...)

Chegando com a Asia ao dormitorio, deparei-me com uns interiores que fazem-nos remontar ao passado,aos "magnificos" edificios tipicamente comunistas (estamos mal habituados em Portugal,acreditem...)...No entanto,esta foi apenas a primeira impressão...agora ate estou bastante contente com a mesma situação; sou a unica pessoa a possuir uma divisão INTEIRA apenas para mim...(compreenda-se como "divisão" uma cozinha,casa de banho e dois quartos de 3 pessoas e 2 pessoas cada...). De referir que o meu desanimo inicial tambem se encontrava relacionado com o facto de os dormitorios serem como que...UMA PASMACEIRA!!ISTO ATE chegar o grupo proveniente da Nigeria...devo dizer-vos que despertou totalmente o alojamento!!Talvez por isso os "srs e sras" polacos não tenham gostado tanto da sua vinda...

De resto,que é que vos posso contar mais...?

AH!Claro..!!As refeições!!Estou d-e-l-i-c-i-a-d-o com os preços e até mesmo qualidade da gastronomia polaca...O melhor exemplo que vos poderia dar,tendo em conta o conhecimento do publico em geral da cadeia de restauração é...o MacDonalds!! 0,50€ e teem um cheeseburguer...!!!Eu sei..eu sei...é "fast-food"...MAS É BARATO,embora so la tenha ido 2 vezes,aquando do meu desconhecimento da cidade!!Mas acho que mesmo assim,tenho que referir o meu exemplo preferido:

1 refeição de esparguete à bolonhesa com "jeden herbata"( um chá) - 3,60zl....que é como quem diz...aproximadamente 1€!!!Reparem...APROXIMADAMENTE...não chega a 1€!!

!!!EU ADORO A POLONIA!!!

Reparei que o meu "breve resumo" ja vai algo longo...

...entao vamos la ao que muita boa gente ja deve estar farto de perguntar:

...E A NIGHT????

Ora bem..que é que vos posso dizer...?Para quem me conhece,sabe que não sou grande apreciador de discotecas..pois bem...em 7 dias da semana...4 noites/semana eu passo em discotecas!!Para os assiduos frequentadores de discotecas em Portugal,vai aqui um recado especial:

A discoteca mais "in" de Poznan pede algo como 10/15zl....ou seja...2,5€/3,75€....(!!!)

Mas a minha favorita é a "SQ"...(recado para os jovens do sexo masculino)meus amigos..AQUILO É UMA DISCOTECA A SERIO!!!Como alguns leitores ja sabem...o estabelecimento em questão possui algo como 80% "especimens femininos",dignas de comparação à própria deusa Aphrodite...ah!é verdade...o normal é os polacos pagarem 15zl/20 ou ate mesmo 25zl,e quanto é que eu paguei ate agora perguntam vossas excelencias..?Absolutamente nada...É verdade...ser Portugues tem as suas vantagens no exterios...;o)

Bom,não me vou adiantar muito mais...nos proximos posts espero já ter alguma aventura em concreto que vos possa contar...

Até la..

"Dobry zsupem" para todos!!!

1 comentário:

atrasado disse...

Ah ganda nené!!! Não te esqueças que as 10 milhões de almas numa só também estão por terras polacas! ;)